sábado, 11 de janeiro de 2014

Na Idade Média o vinho foi usado como desinfetante

Além de cuidar de suas atividades religiosas, um bispo contribuiu de forma muito significativa com o desenvolvimento da Medicina e da Veterinária.

Seu nome era Teodorico Borgognoni (1205 – 1296), às vezes chamado também de Teodorico de Lucca ou ainda Teodorico da Cervia. Nasceu em Lucca na Italia e ainda jovem entrou na ordem dos dominicanos, onde foi ordenado sacerdote católico. Estudou medicina na Universidade de Bolonha. Mais tarde foi promovido a bispo, tinha contato direto com o Papa Inocêncio IV.

Teodorico estudou textos de autores antigos e também dos médicos muçulmanos e produziu uma importante obra intitulada “Cyrurgia seu filia principis”. Nessa obra ele aborda temas como: Cirurgia Geral e dieta; feridas, fraturas e luxações; fístulas, abcessos, hérnias e outras patologias.
Naquela época era comum promover o desenvolvimento de pus nas feridas. Teodorico era contra essa prática e defendia a limpeza das feridas, para isso incentivava o uso do vinho como desinfetante.  O Bispo Teodorico é considerado um dos precursores da anestesia moderna. Para tirar a consciencia do paciente, aconselhava o uso de panos embebidos com misturas de essencias extraídas de plantas como ópio, e outros.
Publicou um importante trabalho sobre veterinária com o título “Practica equorum or De medela equorum”. Mais tarde esse trabalho se tornou uma das referências da obra “libro de los caballos” que foi uma das mais importantes obras sobre veterinária escrita ainda na Idade Média [1].


http://www.comunicacionestian.com/programas/clorofila-company/entry/teodorico-borgognoni

Para saber mais sobre o trabalho de Teodorico Borgognoni, consulte as referências abaixo:
Referências:

[1] Medieval Science, Technology, and Medicine: An Encyclopedia. by Thomas F. Glick (Editor), Steven Livesey (Editor), Faith Wallis (Editor).
“Sites” acessados em 10/01/2014:
http://www.treccani.it/enciclopedia/teodorico-borgognoni_(Dizionario-Biografico)/

No construtores da ciência você encontra: História da Medicina; História da Veterinária; história da ciência; religiosos cientistas.

Nenhum comentário: